BOLSONARO E HELICÓPTEROS DA FAB: DECEPÇÃO OU COMPREENSÍVEL?

 
 
Eduardo Bolsonaro tinha um casamento marcado. O filho do presidente foi um dos deputados mais votados do Brasil. A quantidade de votos que recebeu pelo estado de São Paulo estremeceu as bases da esquerda. Até hoje o número de pessoas que o apoiam fazem esquerdistas por todo o Brasil tremer de medo. Como um dos seus principais filhos e o de maior sucesso no cenário político, não é de se espantar que o próprio presidente quer a sua proteção máxima.

Familiares de Bolsonaro estavam convidados para o casamento do Eduardo Bolsonaro, para o qual eles foram em helicópteros da FAB. Imediatamente, diversos centros e meios esquerdistas começaram a divulgar a informação como se a família Bolsonaro estivesse fazendo o que a família do Lula fez.

Eles possuem certa razão nisso. Bolsonaro prometeu, diversas vezes, governar pelo exemplo. Quando o exemplo é o mesmo do que aquilo que foi feito pelos ex-presidentes, tão criticados pelo atual chefe de Estado, a coisa não pinta bem para o Bolsonaro. Quantas vezes você já viu Bolsonaristas criticando Lula e Dilma pela farra com o dinheiro público? Se a sua resposta for algo como "poucas vezes," você precisa sair mais da sua caverna.

O erro mais grave da família Bolsonaro foi ter gravado a viagem. A conversa que tiveram e as palavras proferidas deram um ar de deboche. Deboche com o dinheiro público. Deboche com o suor do predeiro que acorda cedo e dome tarde para pagar impostos. Deboche com o motorista de Uber que precisa se submeter a empregos sem segurança para driblar o desemprego alarmante do país.

O General Augusto Heleno, que é bem aprovado pela rede Bolsonarista, diz que a medida foi adotada pela segurança da família Bolsonaro. De fato, toda a sua família corre perigo de vida todos os dias, mas a pergunta que deve ser feita em face dessa controvérsia é: era necessário o uso de helicópteros da FAB para garantir a segurança? Não seria suficiente o uso de carros blindados e escolta? A questão da segurança será sempre levantada quando um Bolsonaro abusar do dinheiro público?

Bolsonaro se irritou ao ser perguntar sobre o caso. Foi mal educado ao interromper a repórter no meio da sua pergunta. Não quis dar satisfação para alguém que iria questioná-lo sobre algo completamente legítimo. Você que votou no capitão reserva do exército apoia um comportamento assim?

Muitos alegam que a família Bolsonaro não fez nada de ilegal. É verdade, utilizar helicópteros da FAB para viagens assim não é ilegal, mas pode ser considerado imoral. E pode ter certeza que muita gente agora olha para o Bolsonaro com olhos mais inquisitivos depois desse evento durante o casamento de Eduardo Bolsonaro. O que o povo quer é ter governantes que respeitem as riquezas públicas.

Tudo é ainda potencializado pelo fato de que Eduardo Bolsonaro será premiado com a embaixada nos Estados Unidos. Uma das embaixadas mais importantes do mundo irá para as mãos de um rapaz que não possui conhecimentos vastos sobre o assunto. Sua melhor qualificação para ser embaixador é o fato de ser amigo da família Trump, que é um feito importante, mas a sua atuação como embaixador é lidar com toda a América, não apenas com alguns Republicanos.

A meritocracia passou longe da cabeça do Bolsonaro quando ele escolheu o seu próprio filho para ser embaixador nos Estados Unidos. O capitão reserva do exército sempre disse que iria valorizar a meritocracia em seu governo, mas parece que quando a questão é a sua família, ele abre uma exceção. Eduardo Bolsonaro jamais seria sequer considerado para o cargo se não fosse da família.

Outros embaixadores de carreira possuem muito mais qualificações para o cargo, mas estão sendo ignorados por razões que não fazem sentido. Muitos dizem que eles são todos esquerdistas. Mas, como pode alguém considerar toda uma classe como sendo de esquerda? Não faz sentido pensar que este é o caso. Há de ter, sim, embaixadores de carreira que são isentos ou até de direita.

Apenas espero que esse tipo de comportamento não se repita. Por mais que ações assim foram menos questionadas durante os governos petistas, não podemos nos comparar sempre com eles com a intenção de passar o pano em ações questionáveis do Bolsonaro. Não foi para ser um pouco melhor do que o Lula e a Dilma que o elegemos. O capitão de reserva do exército disse que iria governar pelo exemplo, e todos nós esperamos que o exemplo seja bom.

Comentários

Postagens mais visitadas